Sem categoria

“Humanos”

O termo humanidade, do latim humanĭtas, faz referência à natureza humana, ao género humano ou ao conjunto de todas as pessoas do mundo. A fraqueza própria do ser humano, a clemência, a compaixão perante as desgraças e as adversidades do outro, a afabilidade e a benevolência são outras características que recebem o nome de humanidade, pelo facto de fazerem parte da natureza humana. A humanidade também representa o respeito ao próximo, onde aprendemos a aceitar e respeitar a opinião das outras pessoas. Uma pessoa que se caracteriza como alguém “humanizado” não possui em si sentimentos de superioridade quanto a outra pessoa. Essa pessoa é tida como humanitária quando realiza obras em prol de outras pessoas. ( Conceito de humanidade).

O termo humanidade se refere aos seres humanos, ao povo, e engloba o conjunto de características específicas à natureza humana. (Humanidade segundo a Wikipédia).

Benevolência; maneira bondosa de se tratar alguém: tratava todos com humanidade. (características da humanidade segundo o dicionário português).

Explicado o que é humanidade, então vamos ao meu texto reflexivo: “Humanos”…

Hoje o mundo está diferente, mais quieto. Por causa de um vírus que ninguém vê o mundo parou. Será que o mundo que parou, ou nos obrigou a parar?

Eu tenho pensado muito, acho que fizemos muito mal ao planeta, tanto que ele de uma maneira muito simples, rápida e eficaz, nos parou. É como se dissesse espera aí, chega!!!

Tudo vai passar, claro que vai. Já passamos por outras epidemias, na história. Mas sinceramente, será que não é hora de parar? De pensar no que queremos para o futuro?

As pessoas não largavam o celular pra nada, tudo merecia uma self, nem nos restaurantes, em rodas de amigos, o namoro se tornou virtual, isso antes de ter que ficar em casa. Então por que reclamar por estar sozinho? Em ter que se comunicar e trabalhar por meio virtual?

Se começava a semana já pensando na sexta feira, no final de semana. Se começava o ano já pensando nas férias, nos feriados. Pra quê? Pra ficar em casa, ou dar uma saída, para postar fotos lindas, pra alimentar uma vida virtual linda e maravilhosa.

Então o planeta nos parou, vamos ter que viver com a família, com os filhos, com os pais, aprender a conviver com nós mesmos. Isso tá causando um pânico horrível em certas pessoas. Porque não se sabe mais viver , viver de verdade, na realidade, onde se morre de verdade. Não se sabe viver em coletivo, sim porque somos seres sociáveis, e nossa primeira sociedade é a família.

Temos que parar e aprender, desde o começo, em casa, com nossas famílias, a respeitar a conviver, e a pensar na nossa existência. Qual o meu papel no planeta? A Terra está a beira do apocalipse, por causa dos seres “humanos”, porque perdemos de vista a nossa humanidade.

Só se falava em lucro, em tecnologia, em corrida espacial, em guerra, em racismo, em homossexualismo, todo tipo de classificações e sub classes, criadas para distanciar cada vez mais os “humanos”, agora todos estão no mesmo barco. Será? Eu acho que estamos no mesmo planeta, com a mesma tempestade, uma catástrofe, que temos que aprender a combater juntos.

E parece que nem assim. Tem gente falando de perdas financeiras. De lucro sobre os materiais de saúde, colocando a culpa em outro país. Gente para!!!

O quê mais o planeta tem que fazer para que os homens parem. Temos que entender que o planeta não precisa dos “humanos”, nós é que não vivemos sem a Terra.

Deus nos deu tudo pronto e de graça, não demos valor, desobedecemos, então ele como um pai maravilhoso que é, mandou trabalhar,  cuidar do planeta e uns dos outros. O que fizemos?

Bom acho que todos viram, que eu estou num retiro, estou pensando, rezando, fazendo coisas simples, com a minha família. Estou em casa, que pra mim não é nenhuma novidade, nem castigo, amo estar quieta em casa.

Amo a vida, na sua simplicidade. Adoro cuidar das minhas plantinhas, ouvir os passarinhos, ver o azul do céu. E graças a Deus, está tudo muito mais bonito, mais calmo, mais silencioso. Se não fosse a tristeza e o aperto no coração, por preocupação com o massacre que este vírus abençoado está causando. A indignação e revolta com o comportamento de alguns “humanos”, que estão nem aí com os outros. A preocupação com o depois, sim porque vai passar, e aí, o que vai ficar?

Que Jesus renasça nesta páscoa em nós, nos devolvendo a humanidade. Nada é em vão, tudo está acontecendo na hora certa e da maneira certa, deixemos a soberba o egoísmo e aceitemos a lição que o planeta está nos dando. Precisamos sair desta fase horrível, mais envolvidos uns com os outros, mais conscientes e muito mais humanos.

 

 

2 comentários em ““Humanos””

Deixe um comentário